PERNAS, PARA QUE VOS QUERO? (CRÍTICA A DANÇA COM AS ESTRELAS)

20:33

Poderia vir aqui dizer que o acidente de José Luís Gonçalves manchou a reputação do programa da TVI. O problema é que ele é mau só por si.

Cada tiro, cada melro. A TVI não consegue transmitir bons programas no Verão, por mais que tente. Dança Com As Estrelas, a par de OK KO, é mais uma prova disso.
Desta vez, convém salientar, enganaram-nos bem. Até a arqui-inimiga da Estação de Queluz, Júlia Pinheiro, admitiu que ganhar a um programa como este seria uma tarefa hercúlea. Afinal de contas, falava-se de um programa em directo, de dança, com a nata da nata das estrelas da televisão e com Cristina Ferreia ao comando.


Mas os passos, apesar de bem ensaiados, saíram trocados no grande momento:
Os concorrentes, sempre com um ar de prisão de ventre e de terror, fazem com que seja doloroso assistir ao programa;
As músicas, que acompanham as danças, são tudo menos apropriadas (a ideia de se dançar Samba ao som de Diamonds, de Rihanna, por exemplo), o que faz com que o conceito do Talent Show seja uma piada de mau gosto;


Paulo Fernandes é, não só completamente desnecessário e irritante, como tem comentários extremamente inconvenientes e uma postura física errada;
E, finalmente, o entusiasmo de Cristina Ferreira é forçado e não se enquadra no programa, chegando a roçar o aborrecimento.


Este grande falhanço de Cristina Ferreira só vem confirmar o que, desde há algum tempo, eu já suspeitava: A apresentadora alcançou o sucesso por ser verdadeira, por não ter medo de fazer brincadeiras que muitos outros apresentadores recusariam fazer, por serem embaraçosas. Contudo, quando agarrou o público, fechou a palma da mão e não mais se esforçou por continuar a mostrar-se. Em vez disso, escondeu-se atrás de Goucha, que é quem actualmente carrega o programa da manhã às costas, deixando-se de brincadeiras, de fazer perguntas pertinentes aos convidados, de ser mais verdadeira. E esqueceu-se que, mesmo tendo o punho cerrado, existem sempre entradas e saídas de ar. E é por lá que os telespectadores saem.


Cristina Ferreira está tão estática, tão sem "graça" no seu próprio programa, que é Alexandra Lencastre quem, muitas vezes, salva as situações e as torna mais interessantes de serem visionadas. Cristina está mais empenhada em vestir-se bem, em dizer que o programa tem os melhores bailarinos profissionais do mundo e em calar a boca do único jurado que percebe de dança, querendo apenas que ele enalteça os concorrentes. Enfim, está empenhada em ser pretensiosa.


A par disto, falta também brilho ao programa. Um brilho e um glamour que Dança Comigo tinha. Pois, é que Dança Com As Estrelas não é um programa novo. É uma cópia do antigo programa da RTP que, por sua vez, é uma adaptação do original Dancing With The Stars.
Com tudo isto, seria impensável errar-se na dança. Mas o programa errou. Trocou os passos, as pernas, os braços... Trocou-se todo. E eu troco-o por qualquer coisinha. Nem é preciso ir muito longe. Basta mudar para o canal ao lado.

Dança Com As Estrelas é transmitido aos Domingos, às 21:35h, na TVI.

Avaliação: *




*
☆☆☆☆☆- Péssimo
★☆☆☆☆- Mau
★★☆☆☆- Razoável
★★★☆☆- Bom
★★★★☆- Muito Bom
★★★★★- Excelente

2 comentários

  1. É uma cópia?! xD LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
    Não darling, ambos os programas são adaptações do "Dancing with the Stars" ;) A RTP1 simplesmente perdeu os direitos de transmissão e, tal como acontece noutros países, há mais canais que os podem comprar... O canal do lado tem um programa rasca que em nada consegue ter mais qualidade do que um talent-show de dança! Um bocado de mais respeito por quem faz um programa verdadeiro e sério (TVI) do que um rasca e sem sentido (SIC)...

    E o Goucha acarta tanto nas costas que, quando fica sozinho na apresentação, faz o "Você na TV" descer nas audiências! E o engraçado é que, quando é a Cristina sozinha, o "Você na TV" bate recordes! Ups

    Quando souberes falar de televisão, apita ;) #FicaaDica
    E para saber que aquelas músicas não são adequadas, não é necessário ser expert! Deduzo que toda a gente em casa (que dá a liderança ao programa no Domingo, caso não saibas) sabe que as músicas são muito mal escolhidos, mas isso só torna ainda mais difícil o facto de eles terem de dançar a ouvir aquilo!

    ResponderEliminar
  2. @Anónimo,
    Obrigado pelo comentário.
    Gostaria apenas de lhe dizer que sei perfeitamente que ambos os programas são adaptados do original "Dancing With The Stars". Aliás, tal está bem explicitado no meu texto.
    O termo empregue "cópia" vem no sentido de o programa da TVI não ser novidade, uma vez que todos já o conhecem da RTP1.
    Em relação ao Você na TV!, o programa fez o pior resultado do ano num dia em que a Cristina Ferreira estava sozinha na sua condução. E, para tornar tudo mais claro, quando digo que Manuel Luís Goucha leva o programa às costas, não falo de audiências, mas da qualidade em si do que nos é mostrado, algo que também está bem claro na minha crítica.
    Por último, lá porque as suas opiniões não vão ao encontro das minhas, não significa que perceba mais de televisão do que eu, a não ser que seja crítico profissional ou tenha uma carreira televisiva.
    #FicaaDica
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar