UMA MÃO CHEIA DE NADA (CRÍTICA A GANG DOS COTAS)

14:31

Não tenho a certeza se o que foi transmitido pela TVI, na passada sexta-feira, era um programa ou o lixo que se esqueceram de deitar fora.

Em primeiro lugar, não sei se Gang dos Cotas merece, de facto, ser criticado, uma vez que, a meu ver, aquilo não era um programa, mas um conjunto de imagens de má qualidade, mal editadas, com uma realização mais amadora que a de filmes pornográficos e um conteúdo que me fizeram ter vergonha de ser português.


Mas, o pior, é que Gang dos Cotas não é algo novo, uma tentativa de se fazer os chamados apanhados de forma diferente - neste caso, com idosos. É uma adaptação do original belga Benidorm Bastards, igualmente catastrófico.
A adaptação deste programa por parte da TVI é o mesmo que se olhar para uma rua cheia de lixo e se querer que a nossa casa tenha um aspecto igual.


É que nem sequer se pensa em algo criativo para se brincar com as pessoas anónimas. O que os "cotas" fazem é, simplesmente, humilhar-se, ou dançando ao som de música Rock no meio da rua, ou falando despautérios ao telemóvel, em alto e bom som. Não se envolvem as pessoas "apanhadas" na brincadeira, sendo que elas apenas riem, ou chocam-se, com as figuras deprimentes, nada inovadoras, nem tão pouco minimamente inteligentes, que aquela gente faz.


Agora pergunto: É com esta nojice que a TVI quer reconquistar o horário nobre? É com esta vergonha que a TVI quer fazer boa televisão? É com esta mediocridade que se quer pôr mais portugueses a ver televisão nacional?


Sempre defendi a televisão portuguesa, quando me diziam que era de pouquíssima qualidade. Mas, a julgar pela decadência em que se encontra, tenho de dar a mão à palmatória.
Agora, até se produzem "programas" que qualquer gato pingado era capaz de fazer. Bastaria, para isso, pegar na minha avó, pô-la a fazer macacadas no meio da rua e filmar as reacções das pessoas com a minha câmara de filmar amadora.


Tenham dó. O que a TVI nos apresentou na sexta-feira cheira mal. Tresanda. Não era um programa. Não era televisão. Era lixo.

Gang dos Cotas é transmitido na TVI, de segunda a sexta-feira, por volta das 21:40h.

Avaliação: *



*
☆☆☆☆☆- Péssimo
★☆☆☆☆- Mau
★★☆☆☆- Razoável
★★★☆☆- Bom
★★★★☆- Muito Bom
★★★★★- Excelente

0 comentários