UMA PIZZA ESTEREOTIPADA (CRÍTICA A I LOVE IT)

22:54

Em termos de escrita, a nova telenovela juvenil da TVI é uma catástrofe, bem ao estilo da antecessora. Mas, quanto ao resto, surpreende pela positiva.

Antes de I Love It estrear, fora-nos prometido que a produção em causa seria um passo em frente, comparativamente à não-tão-saudosa Morangos Com Açúcar. E a verdade é que tal acabou, efectivamente, por se verificar.

Todavia, não me interpretem mal: I Love It não é um bom programa. Não deixa de ser o equivalente à comida rápida que todos já nos habituámos. Mas esta produção da TVI denota um cuidado redobrado, uma entrega especial, no que toca à realização, às interpretações, à cinematografia e, sobretudo, ao público-alvo.


É que nesta série - se assim lhe preferirem chamar - as personagens já não andam no liceu e não nos obrigam a ir para as aulas com elas. Já são jovens adultos. Têm casa própria, têm trabalho, estão na faculdade. Por isso, o target já não é o mesmo da telenovela antiga. Ou, melhor dizendo, foi alargado. Agora, tanto as crianças de dez anos, fãs da extinta Morangos Com Açúcar, como os adultos na casa dos vinte e tal anos podem ver a mesma série juvenil, sendo que a história de Bia (Mia Rose) e dos seus inquilinos tenta encontrar um equilíbrio, de forma a tentar agradar a uns e outros.

O sonho de Beatriz é tornar-se cantora. É na sua casa, que partilha com a amiga Leila (Simone Santos), que faz as suas músicas. Contudo, de um momento para o outro, e por razões inauditas, vê o apartamento ser "invadido" por mais três pessoas: Um brasileiro, uma transmontana e um açoriano. Ao mesmo tempo, tem de lidar com o roubo do seu MP4, em que estavam todas as suas canções. A sua vida complica-se ainda mais quando descobre que um rapaz a que não é indiferente pode estar ligado às pessoas que lhe assaltaram a casa.


A junção de personagens-tipo, tão heterogéneas, num único espaço, é, à partida, uma ideia arriscada e, ao mesmo tempo, cativante. Arriscada porque corre-se o risco de se resvalar para o cliché, para a preguiça na escrita. E cativante porque a ideia pressupõe uma catadupa de peripécias attirantes e genuinamente cómicas.


Ora, correndo um risco tão grande, seria impossível que os escritores da telenovela não cometessem erros. E tudo começa na tão polémica Cristina. É que a personagem de Sara Barros Leitão, por ser da província, é retratada como sendo pobremente desenvolvida, antiquada, pouco familiarizada com as novas tecnologias e - vejam bem - nem sabia o que era o mar. E, como qualquer ser pensante sabe, jovens destes já não existem em Portugal.


O mesmo ocorre com as restantes personagens: São maniqueístas e estereotipadas, sendo que o par de qualidades que define todos os seus movimentos e conversas os impede de evoluir.
Não obstante, as interpretações, francamente satisfatórias, e a química entre os actores, acaba por salvar o que poderia ser uma salganhada, sem ponta por onde se lhe pegasse, ou uma insípida pizza congelada.


A história, essa, além de ser do mais simples que possa existir, tem, também, falhas incompreensíveis, a começar pelo grupo de crianças pobres, que não tem casa onde viver, é obrigado a roubar para sobreviver... Mas não deixa de ter um portátil com ligação à internet!
Despautérios à parte, existem imensas cenas de exteriores, mesmo à noite. E, em estúdio, não existe boca de cena, o que torna a realização bem mais sumarenta e interessante.


Pessoalmente, estou bastante satisfeito no que toca à realização, que, de tão diferente, nos cola inevitavelmente ao televisor, ajudada pela brilhante qualidade de imagem, bem melhor que qualquer uma das telenovelas actualmente em exibição.
Na falta de uma taça de morangos com muito açúcar, deram-nos uma pizza média estereotipada. Continua a não ser uma refeição adequada, mas, pelo menos, é mais saborosa, alimenta mais... E quem é a alminha que se recusa sempre a comer uma refeição deste tipo?

I Love It é transmitida de segunda a sexta-feira, no horário das 19h, na TVI.

Avaliação: *




*
☆☆☆☆☆- Péssimo
★☆☆☆☆- Mau
★★☆☆☆- Razoável
★★★☆☆- Bom
★★★★☆- Muito Bom
★★★★★- Excelente

2 comentários

  1. Gostava de ver um post sobre a novela da TVI Belmonte.

    ResponderEliminar
  2. @Anónimo
    Muito obrigado pelo comentário e pela sugestão.
    Cumprimentos!

    ResponderEliminar