OS 20 MELHORES MOMENTOS DE 2013

20:26

Agora que o ano está a acabar, o Olhar Crítico decidiu fazer uma retrospectiva dos melhores momentos das séries televisivas de 2013. E escolheu 20.


Importa relembrar que, como é óbvio, não acompanho todas as séries de televisão que existem, pelo que a vossa série favorita pode não constar neste top.


20. O casamento de Emily e Daniel (Revenge)



Todos os fãs de Revenge, ao longo de toda a terceira temporada, esperavam este casamento. Foi um dos momentos que mais emoções e espectáculo gerou.
Episódio 3x10, Exodus.


19. O regresso de Lydia (Revenge)


Ninguém esperava o regresso de uma personagem que todos julgavam morta. Lydia não só regressou aos Hamptons, como o fez em grande estilo. Este foi um dos segredos mais bem guardados da série da ABC.
Episódio 3x08, Secrecy.


18. Norman assume a personalidade da mãe (Bates Motel)


A situação em que Norman é rejeitado por Bradley desencadeia um momento de elevada tensão entre os dois, na qual Norman repete, irado, as palavras que a mãe anteriormente lhe dissera sobre a rapariga. Penso que todos os fãs acharam que o rapaz iria assassinar a sua apaixonada.
Episódio 1x07, The Man In Number 9.


17. Peter Pan é pai de Rumpelstiltskin (Once Upon A Time)


Esta é a pior temporada de Once Upon A Time. Talvez por isso não esperasse revelações chocantes e inteligentes. Mas houve. No momento em que o pai de Rumpelstiltskin abdica dele, para ficar sozinho em Neverland, é revelado que ele é Peter Pan, o vilão da primeira parte da terceira temporada.
Episódio 3x08, Think Lovely Thoughts.




16. Barricada em Monsanto (Depois Do Adeus)



A cena em que um grupo de civis entra em conflito com militares numa barricada em Monsanto, em 1975, é a melhor de toda a série da RTP. Para agravar a situação, Álvaro e Maria do Carmo têm que levar o filho João ao hospital e não o podem fazer porque a barricada impede-lhes a passagem.
Episódio 1x14, Golpes e Contragolpes.



15. Alison está mesmo viva (Pretty Little Liars)


Finalmente nos deram garantias de que a Alison está, de facto, viva. A conversa entre ela e as pequenas mentirosas, no final do episódio de Halloween, foi um dos acontecimentos mais importantes da série.
Episódio 4x13, Grave New World.


14. Daniel atinge Emily a tiro (Revenge)


Não foi uma revelação inesperada. Confesso que já desconfiava que seria Daniel quem atiraria sobre Emily no dia do seu próprio casamento. Mas o ambiente desse acontecimento colou, quero acreditar, toda a gente ao ecrã.
Episódio 3x10, Exodus.


13. Kevin morre (Supernatural)


A última cena da midseason finale de Supernatural foi surpreendente, não só pelo facto de um dos personagens mais importantes da série ter morrido, mas sobretudo pela incrível prestação de Jared Padalecki, ao interpretar um anjo que, por sua vez, estava a fazer-se passar por Sam e matou o profeta.
Episódio 9x09, Holy Terror.


12. O surgimento de mais um clone (Orphan Black)


O último episódio da primeira temporada de Orphan Black trouxe-nos mais um clone e, consequentemente, mais um desafio de representação para a fantástica Tatiana Maslany, que provou, mais uma vez, que é uma das melhores actrizes da actualidade. As cenas entre clones são, todas elas, espectaculares e grandes momentos de televisão.
Episódio 1x10, Endless Forms Most Beautiful.


11. A morte de Shelby (Bates Motel)


Mais do que a morte de Shelby em si, toda a segunda parte do episódio seis de Bates Motel foi um dos melhores momentos de televisão deste ano. Foram cerca de 20 minutos de sobressaltos, de tiroteios, agressões e imprevisibilidade. É que não se sabia quem iria morrer.
Episódio 1x06, The Truth.


10. Carol confessa ter morto Karen e David (The Walking Dead)


Não estava à espera desta revelação. A conversa entre Rick e Carol provou, mais uma vez, a brilhante forma como os personagens estão a evoluir em The Walking Dead. Isto, aliado a uma boa prestação de ambos os actores, tornou o momento arrebatador.
Episódio 4x03, Isolation.


09. Will descobre a verdade sobre Dr. Lecter (Hannibal)


De regresso à casa de Hobbs, Will finalmente se apercebe de que Hannibal o esteve a manipular durante todo o tempo em que estiveram juntos e que ele é o verdadeiro culpado pelos homicídios macabros que foram sucedendo. O momento da epifania de Will leva-o a tentar matar Dr. Lecter. Contudo, o psicopata gere a situação de modo a que Will volte para a cadeia. O encontro final entre os dois é delicioso.
Episódio 1x13, Savoreux.


08. O encontro de Sarah e Helena (Orphan Black)


Helena sempre foi uma personagem intrigante e perigosa. A cena do encontro entre Sarah e o seu clone transbordou de tensão e o clima e os diálogos entre as duas foram construídos de uma forma extremamente inteligente.
Episódio 1x04, Effects Of External Conditions.


07. O casamento vermelho (Game Of Thrones)


Ninguém, por todo o mundo, ficou indiferente ao massacre ocorrido durante a festa de casamento de Robb e Talisa. Alguns dos principais personagens foram assassinados a mando de Walder Frey, em jeito de vingança, naquela que foi a cena mais marcante da série da HBO, até ao momento.
Episódio 3x09, The Rains Of Castamere.


06. Debra morre (Dexter)



O final da série Dexter foi um acontecimento televisivo. Apesar de ter desiludido em alguns pontos, a cena da morte de Debra foi uma das mais emotivas da temporada e merece especial destaque neste top 20.
Episódio 8x12, Remember The Monsters?


05. Red e Nichols aliam-se contra Mendez (Orange Is The New Black)


Kate Mulgrew merece um Emmy pela sua prestação em Orange Is The New Black. A personagem da carismática actriz, nesta cena que a fez brilhar, alia-se a Nichols contra o guarda prisional Mendez, depois de perceberem que ele é o culpado pelo suicídio de Miller.
Episódio 1x10, Bora Bora Bora.


04. Norma mata Keith Summers (Bates Motel)




A série da A&E começou logo em grande, com o assassinato de Keith Summers por parte de Norma, depois de ele a violar. A cena é extremamente pesada e Vera Farmiga tem uma prestação incrível.
Episódio 1x01, First You Dream, Then You Die.


03. A batalha final contra o Governador (The Walking Dead)


Finalmente, os fãs de The Walking Dead puderam assistir a uma batalha a sério. E esta foi decisiva no curso que a história, a partir de agora, vai tomar. A prisão foi destruída, alguns personagens importantes morreram, mas a cena final entre Rick e Carl, já finda a guerra, foi a mais tocante de todas.
Episódio 4x08, Too Far Gone.


02. Ezra é a -A (Pretty Little Liars)


É raro ficar de queixo caído ao ser apanhado de surpresa por algo revelado numa série de televisão. Mas, desta vez, no momento em que se desvenda a identidade da pessoa que estava no esconderijo em Ravenswood, fiquei. Nunca pensei que Ezra pudesse estar directamente envolvido na teia de -A, nem que tivesse tido um passado com Alison. Esta foi a maior revelação de sempre da história de Pretty Little Liars.
Episódio 4x12, Now You See Me, Now You Don't.


01. Emma e Henry fogem para sempre de Storybrooke (Once Upon A Time)


Todo este episódio foi uma corrida contra o tempo, que deixou os fãs de Once Upon A Time com os nervos à flor da pele. Depois de Rumpelstiltskin se sacrificar pelo bem de todos, Regina tenta travar o feitiço lançado por Peter Pan. A solução encontrada por ela passa por quebrar a sua própria maldição, que irá destruir para sempre Storybrooke e fazer com que todos os personagens retornem ao mundo encantado. Mas, para isso, Regina terá de abdicar do seu bem mais precioso: Henry. É então que Emma e o seu filho deixam a cidade para sempre, esquecendo-se que alguma vez existiu. Esta midseason finale poderia ter sido o final de toda a série.


0 comentários

Sobre o Blog