Ó Cristina, tens cá (mais) disto?

00:05

Não sei em que medida a transmissão das entrevistas às personalidades que são capas da revista Cristina irão afectar as vendas da publicação. Sinceramente, pouco me importa. O que realmente importa é que Cristina é talvez o melhor programa que a TVI já teve na faixa das 19h.


Afigurando-se como a melhor alternativa a um concurso brejeiro e saturado e às fastidiosas telenovelas brasileiras que crescem como cogumelos, Cristina é a bendita lufada de ar fresco na programação da TVI.
É que há muito que não se dava espaço a um programa sério - de conversas intimistas, de vida, e despretensiosas - e, ao mesmo tempo, attirant.


Sim, Cristina, à semelhança de Alta Definição, entrevista o kitsch da sociedade portuguesa. E, sim, a realização não é a mais inventiva (até porque inicialmente as gravações serviriam apenas para efeitos de making of da revista). Mas há espaço para a conversa. Não vemos flashes a torto e a direito, acompanhados de inúmeros cortes bruscos, a conspurcar a imagem. E há a tal verdade, que a entrevistadora Cristina Ferreira tanto insiste em promover.


Em relação ao sumo e à organização das perguntas, é notório que a co-apresentadora do Você na TV! não é a mais inteligente entrevistadora em Portugal. Mas sabe o que perguntar e sabe o que os telespectadores querem ver respondido. Mesmo o mais difícil. E é bem sucedida nesse aspecto.
Não me interpretem mal: Este não é um programa original nem marca o panorama audiovisual português. Todos sabemos que não é por acaso que está no ar na TVI. É óbvio que o canal sabe que Cristina Ferreira trará audiências. E Cristina sabe que mais tempo de antena só a torna ainda mais conhecida.


Todavia, jogos de interesses à parte, este programa, que acaba por ser um tanto ao quanto gourmet, ao mesmo tempo que, curiosamente, é assistido pela camada menos letrada da população, inova por marcar presença num horário estranho, mas que, surpreendentemente, funciona e é bem sucedido.
Se a palavra Cristina significa também balão de oxigénio e variedade, então ela que nos traga mais uma fornada de entrevistas.

Cristina pode ser visto às 19:30h, de segunda a sexta-feira, na TVI.

Classificação: ☆*



*
☆☆☆☆☆- Péssimo
★☆☆☆☆- Mau
★★☆☆☆- Razoável
★★★☆☆- Bom
★★★★☆- Muito Bom
★★★★★- Excelente

0 comentários