As melhores séries da actualidade

12:00

Quer começar a ver uma série nova? Mas qual? Existem tantas: Portuguesas, americanas, inglesas, francesas. E de que género? Drama? Ficção Científica? Terror?

O Olhar Crítico reuniu as melhores séries dos últimos anos e categorizou-as de acordo com o seu género. Basta escolher uma (ou várias!) e dar início ao tragamento.

DRAMA

Breaking Bad


A história de um aborrecido professor de química que se torna num perigoso produtor de metanfetaminas é exímia em termos do respeito pela estrutura clássica da escrita de argumento e, seguramente, a melhor dos últimos dez anos. Veja o trailer aqui.

House Of Cards



A série em que o protagonista é o vilão, que é capaz de tudo para ser presidente dos Estados Unidos, é muito mais do que uma crítica ao mundo corrupto da política. É uma das histórias com desempenhos, guiões e realização mais brilhantes de sempre. Veja o trailer aqui.

CRIME

Homeland


Perspicazmente inconveniente, Homeland é a brutal história de Carrie Mathison, uma agente da CIA que se apaixona por um ex-prisioneiro de guerra suspeito de se ter convertido ao islamismo radical. Chocante e cativadora, Homeland é a série de excelência que retrata o mundo actual. Veja o trailer aqui.

Dexter


As "séries de personagem" são perigosas: Ou os protagonistas se tornam imortais, mesmo finda a história, ou não sobrevivem à primeira temporada. E, com esta produção, Michael C. Hall vai para sempre ficar conhecido como o complexo serial killer que mata criminosos. Veja o trailer aqui.

ROMANCE

The Affair


Não há muitas séries tão originais quanto esta. Em cada episódio, a história do amor proibido de dois amantes é contada segundo a perspectiva de cada um - que é diferente. Este jogo de percepções, aliado à crueza das prestações dos protagonistas, faz de The Affair um achado. Veja o trailer aqui.

Masters Of Sex


Absolutamente genial, Masters Of Sex é muito mais do que o retrato da revolução sexual nos Estados Unidos. É a história de amor entre dois investigadores do sexo, escrita de uma forma tão inteligente e atractiva que cada episódio é um evento televisivo. Veja o trailer aqui.

TERROR/HORROR

Les Revenants


A série francesa sobre pessoas que, anos após a sua morte, ressuscitam sem razão aparente é originalmente arrepiante. Pela realização cuidada e sombria. Pelas histórias intrigantes dos personagens. Pelo cruzamento hiper-inteligente de arcos narrativos. Veja o trailer aqui.

Hannibal


Hannibal é a série mais brutal, animalesca, artística e menos comercial transmitida em sinal aberto nos EUA. É que a história sobre o psicopata mais famoso do mundo tem o apanágio de aliar os assassinatos mais hediondos e os actos mais tartáreos à beleza cinematográfica. Veja o trailer aqui.

MISTÉRIO

Lost


Lost é uma das séries que mudou o modo de fazer televisão a nível mundial. Com uma estrutura de telenovela desenvolvida com a mestria inigualável de J.J.Abrams, este pedaço de tele-literatura conta-nos a história de um grupo de passageiros de um avião que se despenha numa ilha de onde não há escapatória. Veja o trailer aqui.

The Leftovers


The Leftovers é a série que explora o tema da perda da forma mais complexa que existe. Quando parte da população mundial desaparece inexplicavelmente, o que acontece com os que cá ficam? Perversa, dura e quase absurda, esta história é a mais recente masterpiece que deve ser acompanhada. Veja o trailer aqui.

FICÇÃO CIENTÍFICA

Fringe


Fringe é a grande referência das séries de ficção científica do século XXI. Com inspirações em The X-Files, esta originalmente imaginativa série conta a história de Olivia Dunham, uma agente do FBI que começa a investigar crimes inauditos com a ajuda de um cientista louco e do seu filho. Veja o trailer aqui.

Sense8


Transgressora e humana, Sense8 mostra-nos a vida enlutada de oito pessoas que estão telepaticamente ligadas. Com um insigne trabalho de edição, esta história, dos criadores de Matrix, é carismaticamente sexy e apaixonante. Veja o trailer aqui.

HISTÓRICA

The Knick


Mais do que focar-se nas acções, The Knick desenrola-se com base nas emoções e nas expressões dos personagens. Desta feita, a série sobre o grassar da medicina moderna nos EUA desbrava terreno em televisão, muito devido à brilhante realização, a cargo do grande Steven Soderbergh. Veja o trailer aqui.

A Young Doctor's Notebook


Na época da Revolução Russa, um jovem médico chega a uma aldeia onde tem de pôr em prática as rudimentares técnicas médicas que pouco conhece. Esta surpreendente comédia negra aborda o tema da dúvida e do conflito interior da forma mais crua, cómica e dilacerante. Veja o trailer aqui.

COMÉDIA

The Comeback


The Comeback é, sem dúvida, a melhor comédia que já vi. Com notórias inspirações em The Office e Extras, a história da actriz falhada Valerie é uma contundente e genial crítica aos Reality Shows, funcionando como uma comédia triste e híbrida. Veja o trailer aqui.

Extras


Do visionário Ricky Gervais, Extras é a história de um figurante que aspira a ser actor de cinema. Paralelamente a The Office, esta série é uma verdadeira masterclass da escrita de comédia, contando com a inesperada presença de actores convidados de renome internacional. Veja o trailer aqui.

COMÉDIA DRAMÁTICA

Being Erica


A série com o melhor conceito de sempre conta a história de uma mulher falhada que, ao conhecer um terapeuta, viaja no tempo para refazer arrependimentos passados. Nenhuma outra série se equipara a Being Erica na evocativa abordagem das relações interpessoais. Veja o trailer aqui.

Orange Is The New Black


Com as personagens mais sumarentas da televisão contemporânea, Orange Is The New Black foca-se em Piper, que, anos depois de ter cometido um crime, vai parar à prisão e reencontra a sua antiga namorada. Esta é a série que melhor logra tornar os arcos dos personagens mais interessantes temporada após temporada. Veja o trailer aqui.

MÉDICA

House MD


House MD é das únicas séries comerciais e de repetitiva estrutura episódica que valem a pena. É que a história do brilhante e incongruente médico viciado em Vicodin é escrita e realizada de uma forma inigualável. Estamos perante a excelência dos dramas médicos. Veja o trailer aqui.

Sirens


Prematuramente findada, esta comédia dramática é uma das que melhor joga com a dualidade vida pessoal/ profissional, ao cruzar e intercalar inteligentemente os desconcertantes casos médicos de cada episódio com os problemas de três amigos paramédicos e disfuncionais. Veja o trailer aqui.

TEMÁTICA LGBT

Transparent


A série mais honesta, e, por isso, revolucionária, sobre a identidade de género funciona como uma inteligente "comédia travestida", por abordar temas familiares e tabu ao sabor de uma escrita superior. Daquelas cuja genialidade é praticamente impossível de alcançar. Veja o trailer aqui.

Looking


Ao contrário de Girls, a série sobre os amores e desamores um grupo de amigos homossexuais tem personagens realmente cativantes e uma escrita que se apodera de nós quando menos esperamos. Emocionante, crua, sexy e real. É uma das séries que devemos ver se queremos aprender alguma coisa sobre escrita para televisão. Veja o trailer aqui.

GUILTY PLEASURE

How To Get Away With Murder


A única série do universo de Shonda Rhimes que vale a pena conta a história da brilhante advogada Annalise, envolta numa teia de mentiras após a morte do marido. Apesar do ritmo exageradamente apressado e da cheesiness novelesca das relações interpessoais, How To Get Away With Murder sabe o que nos quer contar e tem interpretações notáveis. Veja o trailer aqui.

Orphan Black


Com a magnífica prestação de Tatiana Maslany a assumir várias personagens, Orphan Black conta a história de Sarah, que descobre ser um clone e que corre risco de vida. A qualidade da escrita vai decrescendo, mas a realização e a edição acrescentam um poderoso valor à série. Veja o trailer aqui.

OUTRAS

                             FANTASIA                                                MELODRAMA                                Game Of Thrones                                        Brothers & Sisters    
                 

0 comentários