Os Episódios Mais Bem Escritos de 2015

15:40

Em jeito de retrospectiva do ano 2015, o Olhar Crítico destacou 15 séries e elegeu os seus episódios mais bem escritos. Atenção: Não se está a eleger as melhores séries, mas sim a escrita dos episódios.
Confira a lista.

15 - The 100 - 2x08 (Spacewalker), escrito por Bruce Miller.


A segunda temporada da série juvenil decresceu em termos qualitativos, mas o episódio Spacewalker tem tudo o que nos apaixonou na primeira, nomeadamente a morte de personagens importantes, a mestria na construção de tensões crescentes e a resolução original e apoteótica de conflitos, gerando outros maiores e mais interessantes.

14 - The Knick - 2x10 (This Is All We Are), escrito por Jack Amiel e Michael Begler.


Todos os episódios de The Knick são igualmente bons, sendo difícil escolher o melhor. Contudo, o final da segunda temporada, ao manter a consistência na estranha exploração - e no desenlace - da jornada de cada um dos personagens, atira também, sem pudor, para cima da mesa - e de modo tocante - o tema desta segunda parte da história de Thackery na última cena, ligando-o ao jogo de luzes em que a realização se debruça.

13 - Transparent - 2x02 (Flicky-Flicky Thump-Thump), escrito por Micah Fitzerman-Blue e Noah Harpster.


Todos os episódios de Transparent funcionam como um só, destacando-se impreterivelmente. Contudo, penso que seja no segundo episódio desta temporada que se começa a vincar mais fortemente o egoísmo e a auto-centralidade que reina na família disfuncional, ao mesmo tempo em que se respeita o princípio da verosimilhança e da causalidade.

12 - Game Of Thrones - 5x10 (Mother's Mercy), escrito por David Benioff e D. B. Weiss.


Mais fraca e esquizofrénica que as temporadas anteriores, Game Of Thrones logrou salvar a honra da quinta temporada no último episódio, com cenas de cortar a respiração e com finais satisfatórios, emotivos, surpreendentes e inteligentes.

11 - Homeland - 5x11 (Our Man in Damascus), escrito por David Fury.


A cena de tensão de Allison com a arma e a de Carrie na estação de metro procurando os terroristas fazem do penúltimo episódio da quinta temporada de Homeland o melhor. Convém salientar a evolução da qualidade na escrita comparativamente à temporada anterior.

10 - Orange Is The New Black - 3x03 (Empathy Is a Boner Killer), escrito por Nick Jones.


A comédia dramática teve em Empathy Is a Boner Killer um dos melhores episódios, nomeadamente na brilhante cena de reconciliação de Piper e Alex, que metamorfoseiam o que sentem uma pela outra ao interpretarem uma cena numa mercearia durante uma aula de teatro. O destino de Nicky, bem como a sua adição, foi igualmente trabalhado com mestria ao longo de todo o episódio.

9 - Les Revenants - 2x08 (Les Revenants), escrito por Fabrice Gobert e Audrey Fouché.


Delicadamente aterrador, o último episódio da série Les Revenants conseguiu recuperar o espírito arrepiante da primeira temporada e esclareceu o mistério principal, ao fazer de Victor a chave de tudo. As rimas entre as visões do rapaz e a realidade do final do episódio foram também muito satisfatórias.

8 - Modern Family - 7x04 (She Crazy), escrito por Elaine Ko.


Os elementos de comédia funcionaram brilhantemente no episódio em que os patinhos de Phil nascem. Tendo em conta que é extremamente difícil escrever boa comédia, este é um episódio que realmente se destacou em 2015, ao aliar a ternura à comicidade e à surpresa.

7 - The Leftovers - 2x08 (International Assassin), escrito por Damon Lindelof e Nick Cuse.


Funcionando quase como um meta-episódio, International Assassin teve o nonsense e a cheesiness típicos de Lost, que sempre me apaixonaram. Além de ser um episódio crucial para a história, toda a estranha situação da morte de Kevin, tendo ido parar ao purgatório, é escrita de forma originalmente empolgante, deixando-nos colados ao ecrã. A mensagem moralista e deselegante de The Leftovers, laudatória da igreja católica, ficou muito mais vincada nesta temporada, mas nem por isso deixou de ter momentos de estranha beleza e interesse.

6 - American Horror Story - 5x01 (Checking In), escrito por Ryan Murphy & Brad Falchuk.


Desde Murder House que American Horror Story não nos apresentava um primeiro episódio que realmente lançasse as bases para todo o resto da temporada. Este, de facto, prova-nos que Ryan Murphy pensou no que queria fazer. Simples, mas com todos os pontos essenciais para o entendimento da história lançados, Checking In é, decerto, um dos melhores episódios da série, que já se havia esgotado na segunda temporada.

5 - House of Cards - 3x06 (Chapter 32) escrito por Melissa James Gibson


O episódio em que Frank e Claire viajam para Moscovo é uma corrida contra o tempo, sendo que as negociações para se libertar um prisioneiro homossexual americano ocorrem em duas frentes. Desta vez, não é só Frank que joga abertamente este Xadrez humano. É também Claire. O culminar do episódio é catastroficamente soberbo.

4 - The Affair - 2x12 (212), escrito por Sarah Treem, e 2x09 (209), escrito por David Henry Hwang e Alena Smith.


No último episódio da temporada, o mistério sobre o assassinato do irmão de Cole é finalmente desvendado. Contudo, é mais inteligentemente complexo do que se possa imaginar. E, no entanto, faz sentido, tendo em conta cada uma das pistas que nos foram sendo apresentadas ao longo de toda a série. Isto é boa escrita. Do melhor que há em televisão.
Já o nono episódio é mais um em que os escritores decidiram arriscar. É que nesta temporada, para além de nos serem apresentados os pontos de vista dos personagens secundários, o episódio 209 decidiu pô-los de lado e apresentar-nos os acontecimentos por ordem cronológica. E, mais uma vez, resultou. Os personagens foram fechados em espaços de forma a que se apurassem muito mais as acções e as hecatombes daí resultantes.

3 - Banana - 1x04 (Helen) e 1x07 (Amy), escritos por Charlie Covell.


O que de melhor têm Helen e Amy é a simplicidade com que são escritos: Uma personagem, uma situação.
Contudo, é imperativo que se saliente também a forma como são resolvidos os finais das personagens, deixando-se de lado os clichés. Ademais, sendo esta uma série que explora as novas tecnologias, o episódio quatro é o que melhor resulta, mostrando-nos a história de uma mulher transgénero que vê os seus vídeos íntimos serem expostos nas redes sociais.

2 - Mr. Robot - 1x06 (eps1.5_br4ve-trave1er.asf), escrito por Kyle Bradstreet, 1x05 (eps1.4_3xpl0its.wmv), escrito por David Iserson, e 1x01 (eps1.0_hellofriend.mov), escrito por Sam Esmail.


A melhor série de 2015 teve, obrigatoriamente, dos melhores episódios que vi este ano. O sexto episódio foi especialmente majestoso, ao mostrar-nos a busca incessante do protagonista pela namorada raptada pelo perigoso ex-namorado. É tão difícil escrever-se uma série boa em cinco actos, combatendo-se a ditadura da publicidade. Mas Mr. Robot ganha todas as batalhas.
É de salientar também o episódio piloto, que estrutura o capítulo e, consequentemente, toda a temporada, milimetricamente.

1 - Supernatural - 11x04 (Baby), escrito por Robbie Thompson.


A par de Once Upon A Time ou Pretty Little Liars, Supernatural é das piores séries da actualidade. Contudo, surpreendentemente, teve o melhor episódio de 2015. É que Baby, o episódio cuja acção ocorre dentro do Impala e/ou a partir do ponto de vista do carro, é um exercício bem sucedido de escrita criativa. E, no entanto, está lá tudo relativo à essência da série: O amor dos irmãos, o caso sobrenatural (explorado desta vez soberbamente), o misticismo das primeiras temporadas e o enredo da temporada actual.
Não acredito que muitos argumentistas consigam escrever algo realmente bom à volta de um espaço tão pequeno como é um carro. E Robbie Thompson provou que o seu cérebro não está morto, ao contrário do dos restantes membros da equipa de guionistas.

Menções Honrosas:
Looking - 2x06 (Looking for Gordon Freeman), escrito por JC Lee.


Sense8 - 1x01 (Limbic Resonance) e 1x02 (I Am Also a We), escritos por The Wachowskis e J. Michael Straczynski.


Wayward Pines - 1x02 (Do Not Discuss Your Life Before), escrito por Chad Hodge, e 1x05 (The Truth), escrito por Blake Crouch e The Duffer Brothers.


Masters of Sex - 3x12 (Full Ten Count), escrito por Michelle Ashford.

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