EPISÓDIOS ESPECIAIS DE NATAL PARA VER NESTA QUADRA

13:08

Nesta quadra, aqueço-me com o crepitar de uma série feel-good . Desembrulho episódios natalícios com mensagens reconfortantes. Brindo ao sorriso que as personagens nos põem no rosto.

Estes são episódios especiais de Natal que, de alguma forma, me tocaram. Aconselho o visionamento, até porque podem ser vistos isoladamente. A percepção da história não fica comprometida.

1 - Fa La Erica (13º episódio da terceira temporada de Being Erica), 2010


Being Erica é uma das melhores séries comerciais que vi, por conjugar habilmente a componente do glamour com a crueza das relações interpessoais. Neste episódio - o mais bem escrito da terceira temporada - Erica tenta dar ao namorado o Natal que nunca teve. O seu terapeuta fá-la viajar no tempo, experienciando Natais e Hannukah passados, dando-lhe (a ela e a nós) uma lição de vida, contada de forma original e criativa, sobre o que realmente importa nesta quadra.

2 - A Charlie Brown Christmas (Especial de Natal para televisão da banda desenhada Peanuts), 1965


Lotado de camadas complexas de significado, este especial de Natal desconstrói e põe o dedo na ferida da quadra, funcionando como uma crítica ao consumismo e ao stress associados à época. Está polvilhado de situações, em crescendo, ternurentamente provocatórias, culminando na mensagem de que se nos mantivermos fiéis à nossa simplicidade e individualidade, a magia do Natal e dos que nos rodeiam acabará por pairar sobre nós.

3 - Merry Christmas, Mr. Bean (Sétimo episódio de Mr. Bean), 1992


Ímpar na comicidade concernente à traição das expectativas, é impossível não passar uma boa meia hora na mente única de Mr. Bean a descontruir a ideia que temos do Natal. Quer seja na forma como faz o presépio, quer no presente que compra para a namorada. Todas as situações mirabolantes que causa são credíveis e fluídas, nunca forçadas.

4 - The Perfect Christmas (Sexto episódio da segunda temporada de Miranda), 2010


Entediada das falsidades e dos clichés inerentes ao Natal em família, Miranda decide ter um Natal só com os amigos. Contudo, acaba por desistir, ao sentir que não consegue superar a organização excelente da sua mãe.
Este é um episódio de sitcom pura e dura, bem ao estilo de Friends, mas na actualidade e com situações e personagens igualmente apaixonantes.

Acredito que haja séries com episódios especiais de Natal muito mais bem escritos e interessantes. Mas estes são os que me marcaram.

Boas festas.

0 comentários