SÉRIES 100% DISPONÍVEIS NO YOUTUBE

20:37

Não sabes o que ver durante o confinamento e não tens acesso aos serviços pagos de streaming? O Olhar Crítico apresenta uma lista de sugestões de séries feitas por portugueses e que estão inteira, gratuita e exclusivamente disponíveis no Youtube.


Filho da Mãe



Da autoria de Rui Maria Pêgo, a série Filho da Mãe foi originalmente transmitida pelo Canal Q. No entanto, a mesma só funciona na internet, tendo-se já tornado numa série de culto e, na minha opinião, na melhor série portuguesa do século XXI. Contando com duas temporadas, compostas por oito episódios, a história debruça-se sobre o género mockumentary, sendo que o personagem principal, Rui (uma versão exagerada do autor) está a fazer um documentário sobre si, tentando, a todo o custo, provar que é relevante no mundo da televisão, o que gera momentos de comédia aliada à vergonha alheia - algo ainda pouco explorado no panorama das séries de ficção portuguesas. Cada episódio conta com uma mancheia de figuras públicas dando vida a versões desconstruídas, ou completamente antagónicas, de si próprias.

Minecraft - A Saga



Contando com 115 episódios, a série do jogo de computador Minecraft, do Youtuber luso-brasileiro Felipe Neto, é uma das sagas mais populares da internet. Ao longo dos episódios, acompanhamos Felipe a construir uma vila a partir do zero, ao mesmo tempo que tenta sobreviver a ataques de figuras comicamente demoníacas. Apesar de serem uma espécie de gameplay, todos os episódios da saga recorrem ao storytelling, fazendo com que pareça que estamos, de facto, a assistir a uma história guionada. Em determinados episódios existe, de facto, um guião, acrescentando valor a este produto, que se torna híbrido, numa junção entre o gameplay clássico e uma série de ficção do género Aventura. A segunda temporada da série tem estreia prevista para este ano.

Desta Para Melhor



Do activista e humorista Diogo Faro, chega-nos um Talk Show cujo propósito é quebrar preconceitos e alertar para a imperatividade de o mundo em que vivemos ser mais inclusivo no que respeita à etnia, à orientação sexual, ao feminismo e à protecção do meio ambiente. São cinco episódios, cada um com cerca de 1h de duração, nos quais Diogo conversa com figuras relevantes do panorama artístico português.

Suzana com Z



Chegou a altura de puxar a brasa à minha sardinha: lançada com o intuito de complementar os episódios da série On C@ll, da RTP Play, os quatro primeiros episódios da politicamente incorrecta Suzana com Z antecedem o primeiro episódio de On C@ll, sendo que os quatros episódios seguintes antecedem o segundo, e assim sucessivamente. No entanto, Suzana com Z funciona também como uma série independente, podendo ser vista, de fio a pavio, sem ser necessário acompanhar On C@ll. Em Suzana com Z, a personagem principal serve de caricatura e crítica às Youtubers obcecadas em ser famosas. No decorrer dos episódios, Suzana acaba por se desconstruir, revelando quem é por detrás da máscara de futilidade.

o resto da tua vida



Provavelmente a série mais genial do Youtube português, o resto da tua vida apresenta-se como uma série documental sobre a ruína, os sonhos, as dificuldades e o futuro de um actor da telenovela Morangos com Açúcar caído no esquecimento. No decorrer da série, o autor, Carlos Coutinho Vilhena, tenta convencer o actor João André a refazer a vida seguindo os seus conselhos. No entanto, apesar de as dificuldades financeiras do actor serem reais, a série esconde o segredo de que este documentário é uma mistura entre ficção e realidade, uma vez que, ao contrário do esperado, a dado momento nos é revelado que praticamente tudo o que vemos é guionado. A série conta com seis episódios no total.

Conversas de Miguel


Da autoria de Carlos Coutinho Vilhena e Pedro Teixeira da Mota, Conversas de Miguel acaba por ser uma reinvenção de Uma Nêspera no Cu. Neste podcast gravado em vídeo, Carlos e Pedro conversam sobre tudo e sobre nada, sem freios, encetando sempre, e de forma nunca explícita, um jogo entre a verdade e a mentira: nunca sabemos, ao certo, se o que eles relatam sobre as suas vidas aconteceu, de facto, ou se as ideias que defendem são fiéis às suas verdadeiras crenças. Pelo meio, há várias rubricas, nas quais criticam de forma humorística as celebridades portuguesas. O podcast conta com sete episódios ao todo.

0 comentários

Sobre o Blog