O PROGRAMA DA CRISTINA VS VOCÊ NA TV!: QUAL É O MELHOR?

22:45

Em dia de estreia, O Programa da Cristina foi em tudo superior a Você Na TV!.

(Imagem retirada do website da SIC, por motivos meramente ilustrativos)
Tudo o que em No Monte do Manel era inovador, arriscado e competente, no renovado Você Na TV! é requentado, forçado e sensacionalista. Com efeito, No Monte do Manel foi, talvez, a melhor aposta televisiva de 2018, sobretudo em termos estratégicos. É que, com a notícia de que Cristina Ferreira iria estrear na SIC um programa cujo estúdio seria "uma casa" - algo, portanto, inovador não só no impacto visual, mas também na proximidade em relação aos telespectadores - a TVI, pela mão de José Eduardo Moniz, teve a ideia de estrear um programa passado, literalmente, na casa de Manuel Luís Goucha.

(Imagem retirada do website da SAPO, por motivos meramente ilustrativos)
Ora, tal ideia obrigou a uma reinvenção da realização e da produção, fugindo-se do marasmo a que os talk shows matutinos já nos habituaram: tivemos, portanto um programa gravado, cheio de ritmo (essencialmente com duas grandes conversas entrecortadas por reportagens com valor jornalístico e muitas delas fazendo serviço público, momentos musicais, e outras rubricas e convidados). Mas, essencialmente, tivemos a proximidade real do apresentador com as pessoas, com a vida concreta: em muitas das reportagens vimos Goucha e o marido e repórter Rui Oliveira a irem directamente aos locais das reportagens, a meterem a "mão na massa" e em momentos de cumplicidade nunca antes vistos, apresentando-nos, ao mesmo tempo, conteúdo interessante. Ademais, por ter sido gravado na casa real do apresentador, o programa de duas semanas conseguiu, de certa forma, desvirtuar a casa-estúdio d'O Programa da Cristina.

(Imagem retirada do website Cabaret do Goucha, por motivos meramente ilustrativos)
No entanto, findado No Monte do Manel, era necessário algo mais a Você na TV! para que O Programa da Cristina não levasse a melhor na guerra das audiências. Posto isto, Manuel Luís Goucha anunciou que hoje iriam ter "um programa único", no qual iria haver uma espécie de fusão entre a rádio e a televisão. Mas essa grande promessa desvaneceu-se na presença dos locutores da manhã da Rádio Comercial no estúdio do Você na TV! durante cerca de apenas quinze minutos para fazerem o programa ao mesmo tempo na rádio e na televisão. E para quê? Não houve propósito algum com aquela ideia. Um grupo de pessoas ficou a conversar sobre coisa nenhuma durante um quarto de hora, para depois as traquitanas da rádio serem arrumadas e o programa de televisão seguir para uma rubrica de culinária que durou tanto tempo que parecia que estavam a cozinhar um perú inteiro (mas só cozinharam bacalhau). A ideia era o público ficar agarrado ao facto de ser o marido de Goucha a cozinhar. Ora, mas isso já não é novidade alguma, pois No Monte do Manel - e até n'A Tarde é Sua - já vimos Rui Oliveira cozinhar e com uma presença bem mais carismática do que a que se apresentou neste último programa.

(Imagem retirada do website TVI, por motivos meramente ilustrativos)
Depois seguiu-se mais uma das muitas mudanças de visual que já vimos no programa de Goucha. Essa mudança de visual foi bastante promovida desde a semana passada, mas em nada superou as anteriores - tanto na história de vida da convidada, como no choque da mudança.

(Imagem retirada do website TVI, por motivos meramente ilustrativos)
Entretanto, vemos Manuel e Maria a olharem para o grande ecrã do estúdio, que é "uma janela aberta para o mundo". Esta janela, mostrando em tempo real diferentes locais de Portugal, tem o intuito de o Você na TV! dizer às pessoas que está muito próximo delas. Mas esta é uma ideia falhada, pois essa janela funciona mais como uma janela de Deus: Manuel e Maria, bem vestidos, seguros e intocáveis, no conforto do seu paraíso, olham para nós, sem nunca descerem do pedestal para estarem, de facto, naqueles locais com as pessoas. E não importa se mandam repórteres entregar televisores aos mais necessitados; ficamos na mesma com a ideia de que é caridade dos Deuses Manel e Maria, pois eles ficam no seu cantinho a olhar para a tal janela do povinho. Não lhes encontramos humanidade alguma e é impressionante que a produção do programa ainda não se tenha apercebido disto.

(Imagem retirada do website TVI, por motivos meramente ilustrativos)
Por falar em desumanidade, é somente aqui que Você na TV! ganha: o mais forte que o programa teve foi o debate sobre a castração química. Temos a aposta num tema fracturante, capaz de pôr as redes sociais em polvorosa, tal como aconteceu na semana transacta, no decorrer da qual receberam um convidado perigosamente polémico.

Por fim, o programa finaliza com uma grande entrevista a um artista do qual já ninguém se lembrava - cuja presença não tem a força que Luís Filipe Vieira, nas bocas do mundo, tem.

(Imagem retirada do website da SIC, por motivos meramente ilustrativos)
Do outro lado, na SIC, Cristina Ferreira apresenta-nos um programa com mais ritmo do que as próprias telenovelas do canal. O mesmo inicia com uma apresentação do cenário-casa fantástico, e começa por receber vários convidados divertidos, sempre a andarem de um lado para o outro, sem um único momento morto. E até houve tempo para se ver a porta do estúdio avariar, proporcionando momentos de diversão e, claro está, descontrução, e humanização da apresentadora.

(Imagem retirada do website da SIC, por motivos meramente ilustrativos)
Vou repetir: desconstrução e humanização. Estas são as chaves certas para abrir a porta de qualquer casa de um talk show matinal. E Cristina Ferreira usou-as como ninguém: na chamada telefónica do Presidente da República e na conversa com Custódia Gallego, a apresentadora mostrou-se emotiva; na VT que aliou magistralmente o documentário à reportagem jornalística, Cristina Ferreira deslocou-se até ao Norte para estar com as pessoas - vestir-se como elas, andar no mesmo tractor delas, com elas - e desmanchou o ar de apresentadora intocável no conforto e glamour de um estúdio; na grande entrevista do programa, pôs-se a jogar às cartas com Luís Filipe Vieira, mostrando, mais uma vez, que não só sabe desconstruir os outros como a si própria.

(Imagem retirada do website da SIC, por motivos meramente ilustrativos)
Com o melhor cenário, produção, alinhamento e realização da televisão portuguesa, Cristina tem de se lembrar, daqui para a frente, que a chave é saber humanizar-se e, sobretudo, desconstruir-se. Os telespectadores querem, cada vez mais, sentir que os apresentadores dos programas de companhia estão de facto com eles. E isso não se logra só com boa maquilhagem, roupas e cabelos e com um alinhamento bem sabido. O papel de Cristina no Você na TV! era o de desconstruir Manuel Luís Goucha, que cumpriu na perfeição. Agora, é o de desconstruir os seus convidados, mas, sobretudo, o de saber que tem de se descontruir a si própria.

Classificação No Monte do Manel*
Classificação Você Na TV*
Classficação O Programa da Cristina*



*
☆☆☆☆☆- Péssimo
★☆☆☆☆- Mau
★★☆☆☆- Razoável
★★★☆☆- Bom
★★★★☆- Muito Bom
★ - Excelente

0 comentários

Sobre o Blog