TERRA PROMETIDA (CRÍTICA A "ESTA MANHÃ")

20:25

Anunciado como o programa que alia a informação ao entretenimento, "Esta Manhã", surpreendentemente, cumpre o que promete. Mas será, isso, positivo?

Com estreia no início de 2021, o programa matinal da TVI começa, logo a partir das 07h, a casar a informação com o entretenimento. E fá-lo de uma forma fluidamente engrenada, denotando-se o cuidado na preparação do alinhamento do mesmo, todos os dias. A verdade é que este é um formato único e original nos canais portugueses em sinal aberto. Gostando-se, ou não, do casamento (o chamado infotainment), ninguém pode ousar dizer que este não é um matrimónio feliz.

Nuno Eiró e Sara Sousa Pinto apresentam-se, logo ao primeiro piscar de olhos do dia, como os anfitriões do programa, o fio que nos conduz às notícias, ao entretenimento, e à mistura dos dois mundos. Pedro Carvalhas assume o rosto da seriedade, da informação séria e factual, que entra logo depois das boas-vindas aos telespectadores, apresentando num registo clássico as principais notícias do dia. Todavia, muitas das vezes, com um sorriso ou uma palavra amável, o jornalista quebra a postura rígida e passa a emissão para os anfitriões, que ficam a cargo da condução do bloco da meteorologia, das entrevistas a figuras ligadas às notícias do momento, e do seu comentário. São também eles que fazem a ponte para a mal-aproveitada jornalista Susana Pinto, que, todos os dias, visita um local diferente de Portugal, sem razão aparente nem contexto algum. Por fim, o comentário das notícias cor-de-rosa internacionais, com Iva Domingues, passa também pela mão da dupla de apresentadores.

Dupla, essa, que tem uma grande margem de progressão: ao passo que Sara Sousa Pinto é, talvez, a figura do jornalismo mais adequada para este programa, representando a frescura, a telegenia e o futuro da profissão, a mesma deixa-se consumir pelo nervosismo, falando, amiudadas vezes, num tom baixo. Talvez o experiente Nuno Eiró contribua para esse recato da colega, uma vez que a ânsia do apresentador em intervir em todas as conversas faz com que se sobreponha a Sara, o que não é, de todo, salutar. Isto acaba por causar um certo desconforto e repulsa a quem vê o programa. E, como se sabe, o sucesso deste tipo de formatos passa muito pela dinâmica dos apresentadores.

Ainda assim, Eiró e Sara concedem vivacidade a "Esta Manhã" ao andarem por todo o cenário. No entanto, existe um espaço reservado especialmente à conversa entre os dois - e até à revista de imprensa. Composto por uma decoração entre o moderno e o retro, o cenário, em tudo, cria harmonia com o grafismo e o videowall do programa, sendo esta uma das maiores qualidades do matutino.

As intervenções de Iva Domingues, que têm melhorado com o passar dos dias, surgem na segunda metade do programa, altura em que se caminha para as 10h. Desta feita, a área dos fait-divers e do entretenimento acaba por estar inteligentemente mais presente do que a informação, uma vez que "Esta Manhã" tem de entregar, depois, o testemunho a "Dois Às 10", que é um programa exclusivamente de conversa e entretenimento.

É natural, como em todos os produtos inovadores, que o público, ao início, estranhe "Esta Manhã" - até porque, à hora em que é transmitido, os telespectadores, no afã de se arranjarem para irem trabalhar, ligam a televisão com o fito de ficarem informados o mais objectiva e rapidamente possível. Ora, ao sintonizarem este programa, correm o risco de ver convidados a cozinhar, ao invés de ficarem a par dos casos de Covid-19. Esta é, efectivamente, uma das limitações do programa, mas é contornável. E a solução passa, precisamente, pelo comentário. Se Eiró e Sara vestirem a pele do telespectador e desconstruírem cada uma das notícias sérias, vão contribuir para que haja espaço para a contextualização das mesmas - algo que é um dos principais calcanhares de Aquiles de toda a informação em Portugal. Desta feita, não só continuarão fiéis à premissa do formato, como informarão melhor o telespectador e farão, ainda, serviço público.

O empenho em se fazer bem este casamento entre informação e entretenimento, que há muito faltava em Portugal, é, de facto, surpreendente e de louvar. É que a TVI, ao anunciar os seus programas novos, é conhecida por prometer mundos e fundos, sendo que depois as expectativas saem goradas. Mas, com "Esta Manhã", a terra prometida é, efectivamente, cumprida.


"Esta Manhã" é transmitido de Segunda a Sexta, às 7h, na TVI.


Classificação:

😐*


🤢 - Péssimo

😰- Mau

😐- Razoável

😊- Bom

😍- Muito Vom


0 comentários

Sobre o Blog